Como limpar uma jaqueta de couro

42d94ed68ab10ac34198e21cb1ed9b04

Como limpar uma jaqueta de couro

Elas são caras (normalmente, bem caras) e exigem um cuidado especial.

Você, por exemplo, não pode simplesmente jogar uma jaqueta de couro na máquina de lavar. Para limpar o couro e manter a jaqueta bonita por mais tempo, é preciso seguir algumas dicas bem restritas!

Leia as instruções

 


shutterstock_65847073-700x400

 

Sabe aquela etiqueta que muita gente corta fora assim que compra uma roupa nova? Então, antes de jogá-la no lixo, dê uma lida nas instruções.

Cada peça pede uma lavagem diferente e um método de secagem também. Na etiqueta, normalmente está descrito a temperatura ideal para a lavagem da jaqueta e quais produtos podem ser utilizados.

Então, siga as regras.

Limpeza parcial

 

shutterstock_191479748-700x400

 

Antes de sair jogando qualquer produto da lavandeira em cima da sua jaqueta, faça uma limpeza rápida nela.

Com um pedaço de pano ou lenço molhado, remova as sujeiras visíveis. Muitas vezes, é tudo o que a sua jaqueta precisa para ser limpa. Mas, se ela continuar suja depois do processo, tudo bem.

A limpeza com o pano molhado é apenas para tirar o excesso, afinal, a maioria das sujeiras é lama ou pó, por exemplo, e esses resíduos saem facilmente com uma boa esfregada. Mas, fique atento: se a mancha for clara ou se for de algum condimento, não esfregue com força porque isso pode danificar a jaqueta.

 

Compre um spray removedor de manchas para couro

jaquetacouro3

 

Você gastou dinheiro em uma jaqueta de couro? Então, se preocupe em cuidar dela direito. Um limpador de couro que não é à base de água pode remover algumas manchas e nem é tão caro assim. Depois de borrifar o produto, esfregue com cuidado a mancha usando um pano macio.

Quando for comprar o spray, dê uma lida na embalagem para ver quais manchas ele consegue remover. Na hora da limpeza, evite os panos ou esponjas ásperas que possam arranhar o tecido.

 

Limpando com sabão líquido

 

jaquetacouro2

 

Você não pode jogar sua jaqueta na máquina de lavar, mas pode usar sabão líquido suave e água morna para limpá-la.

Nossa recomendação é que você use sabão líquido de castella, pois ele não contém substâncias agressivas para o couro. Molhe a mancha com água e algumas gotas de sabão, esfregue com cuidado e com movimentos circulares até perceber que elas saíram e, depois, deixe a jaqueta secar naturalmente.

 

Azeite de oliva

 

jaquetacouro

 

Como o couro é uma pele, você pode usar azeite de oliva ou outros óleos vegetais para limpar o tecido. Esse método, inclusive, ajuda a conservar o couro pois é bem hidratante.

O processo é simples: umedeça um pano limpo e macio (sempre) com azeite de oliva. Pode abusar na quantidade! Depois, esfregue o pano sobre as manchas até a marca sair. Antes do tecido secar, coloque um pouco de vinagre em outro pedaço de pano e esfregue o mesmo local. Deixe secar.

Se você quiser, pode misturar vinagre branco e azeite de oliva depois, em um outro pedaço de pano, e esfregar para condicionar o couro. Para finalizar o processo, lustre a jaqueta com um pano limpo!

Dicas importantes

shutterstock_439717054-700x400

 

  • Para ver se a jaqueta é lavável, coloque um pouco de água em um ponto específico da jaqueta. Se o couro não absorver, você pode lavá-lo sem medo. Mas, se ele puxar a água, o ideal é limpar a jaqueta apenas com um pano úmido.
  • Nunca esfregue a jaqueta com força.
  •  Lavagem a seco pode ser uma excelente opção para jaquetas mais caras – e se você achar que é muito desastrado. Ela pode ser cara, mas você não vai precisar lavar a sua jaqueta muitas vezes ao longo do ano.

 

Fonte: Manual do Homem Moderno