Tecidos: Naturais x Sintéticos

Tecidos: Naturais x Sintéticos

Um grande aliado na hora de montar nossos looks são os tecidos.

Os tecidos naturais são algodão, linho, seda e lã. São confortáveis, agradáveis ao toque e mais fresquinhos e sustentáveis, sendo uma ótima opção para quem tem calor.

Transmitem elegância, já que são mais nobres. No entanto, amassam com mais facilidade, devido à nobreza da fibra, são mais peças mais caras e precisam ser lavadas à mão.

 

Os tecidos sintéticos são poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato.

Roupas de tecido artificial não transpiram, porque na verdade são feitas de “plástico”, por isso muitas vezes sentimos muito calor com uma camiseta de poliéster e fresquinho com uma camisa de algodão. Uma boa opção, pra não se gastar muito, é sempre procurar tecidos mistos, que tenham fibras naturais na composição como a viscose.

 

 

Os tecidos sintéticos também têm suas vantagens, não amassam, tem preço acessível, no entanto precisa tomar cuidado na hora de lavar, pois fazem bolinhas, e não pode passar com ferro muito quente, pois podem queimar.

São peças mais baratas, por isso, antes de comprar qualquer roupa, olhem na etiqueta, este é o melhor parâmetro para saber se vale o preço que estão cobrando. Uma peça de tecido artificial nunca deve ser mais cara que uma de tecido natural.

 

 

Uma boa dica é que fibras naturais são ótimas para dias quentes por serem frescas, molinhas e mais soltas, não fazem passar calor. E em cores claras, que refletem o sol, são ótimas para passar por altas temperaturas com estilo e sem transpirar. Já as sintéticas são boas aliadas no frio, pois aquecem mais. São ótimas quando não queremos investir muito em uma peça e para roupas que usamos naqueles dias que nos movimentamos mais e não queremos ficar amassados.

 

 

E você, tem se preocupado com o tecido que tem usado nas suas roupas?

 

Fonte: MPH